segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Helena Rubinstein: A mulher que inventou a beleza

A escritora Michèle Fitoussi lançou recentemente a biografia da maravilhosa Helena Rubinstein, a polonesa chiquérrima do século 19 que popularizou a maquiagem para todas nós, pobres mortais!
Não conhecia muito sobre ela, mas estou bem tentada a ler este livro (amo biografias!), ainda mais com o tema que tanto amamos.
Com a denominação muito bem empregada de “A mulher que inventou a beleza”, Helena sem dúvida era uma mulher bem à frente do seu tempo.
Li uma reportagem da Marie Claire e gostei tanto que decidi compartilhar com vocês! Deliciem-se!

Quando aos 24 anos Helena Rubinstein subiu em um navio, em Gênova, rumo à casa do tio desconhecido na Austrália, carregando poucas peças de roupa e 12 potes de creme caseiro, não imaginava o império que construiria anos depois. Nascida em 1872, no subúrbio de Cracóvia,  a polonesa foi pioneira nos cuidados com a pele, ensinou mulheres do mundo inteiro o poder da cosmética e consagrou-se como a imperatriz da beleza ao se tornar dona de uma das maiores fortunas do mundo.

Foto: Divulgação

“Ela foi para o desconhecido com uma coragem e determinação que me fascinam”, disse com exclusividade para Marie Claire a escritora e jornalista Michèle Fitoussi, autora da biografia “A mulher que inventou a beleza – a vida de Helena Rubinstein” (Editora Objetiva). O livro acaba de chegar às livrarias brasileiras.

Durante a entrevista, Michèle conta como redescobriu a história de superação e sucesso de Rubinstein, além de comentar o papel da polonesa na emancipação das mulheres e nos costumes femininos até hoje.
Marie Claire: No prefácio, você descreve uma série de eventos que justificam sua admiração pela história de Helena Rubinstein. Se fosse escolher, qual ponto ao longo da trajetória da empresária mais te fascina?

Michèle Fitoussi: É sempre muito difícil escolher, mas existem dois momentos: o primeiro é a partida dela, sozinha, para a Austrália, para encontrar o tio. Ficou dois meses cruzando o oceano, empoleirada em  seus sapatos com saltos de 12 centímetros e doze potes de creme na mala. Isso, em 1986, quando Helena tinha só 24 anos, não falava inglês, não conhecia o parente que a esperava do outro lado do mundo. Ela foi para o desconhecido com uma coragem e determinação que me fascinam. O segundo momento é quando vendeu sua empresa norte-americana para os Lehman Brother em 1928 a US$ 7 milhões na época e a adquiriu de volta, após a crise, em 1930, por US $ 1 milhão. Chance, intuição, oportunidade? Isso mostra um verdadeiro talento para os negócios. Chega a ser emocionante a maneira como ela atacava esses homens.

M.C.: Por que a história dela ficou esquecida por tanto tempo?
M.F.: Porque as pessoas esquecem e o nome de Helena Rubinstein se popularizou como marca, não como pessoa. Além disso, os produtos pararam de ser vendidos nos Estados Unidos e na França, já que a marca foi adquirida pela L' Oreal e se transformou em um "nicho" dentro da multinacional. Talvez alguns tenham pensado que sua história estivesse fora de moda. E ela não tinha ninguém para perpetuá-la como mito.

Demais né? Tem como não amar?? 


2 comentários:

  1. a cara da riqueza u.u

    TAG: Complete a Frase
    http://epidemiabeauty.blogspot.com.br/2013/11/tag-complete-frase.html

    JA RESPONDEU? AINDA NAO?

    ResponderExcluir
  2. Nossa que bacana essa postagem, eu não conhecia essa história e achei um máximo ele deveria ser um luxo só nê.

    Bjs

    blogperfumedepitanga.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...